Como Cuidar das Unhas Dicas

11 Dicas de como cuidar das unhas

Como-Cuidar-das-Unhas-Dicas
Foto: en.wikipedia.org/wiki/Nail_art

Conheça algumas dicas de como cuidar das unhas. É muito importante ter esse cuidado com elas, já que unhas lindas dão um charme a mais em qualquer mulher.

Não importa se você tem unhas grandes ou pequenas, largas ou finas, o que você tem é que cuidar delas e deixá-las perfeitas ao seu gosto( pelo menos eu penso assim ).

Portanto, não se apegue aos conceitos daquelas unhas perfeitas que aparecem em capas de revista e televisão. Vamos às dicas então?

1 – Alimentação

Essa é uma novidade para muitas pessoas. A carência de algumas vitaminas podem refletir na aparência de nossas unhas.

Estudos mostram que a cacência de ferro e selênio pode causar fragilidade e a carência de zinco pode causar, além de deixar as unhas quebradiças, causa algumas manchas brancas. Segundo esse estudo, também podem afetar a carência de vitamina b12 e ácido fólico.

Portanto, segue alguns alimentos que podem te ajudar a aumentar a quantidade dessas proteínas.

2 – Umidade

Aqui no Brasil e temperatura costuma variar bastante, e se você não sabe, a exposição excessiva das nossas unhas, tanto ao calor como ao frio, podem ocasionar a aparição de alguns tipos de fungos. Um indicativo que você contraiu algum fungo é o surgimento de manchas brancas ou amarelas na ponta da unha.

Esse fungos também podem aparecer caso você seja descuidado(a) e utilize algum calçado fechado e não enxugue totalmente as unhas dos pés.

3 – As cutículas

Retirar as cutículas é algo rotineiro para algumas mulheres, mas por favor, não faça isso jamais. Ela possui uma função unicamente de proteção. Portanto, a sua retirada pode aumentar ainda mais as chances de suas unhas sofrerem por outros agente externos, inclusive aumento as chances de contrair os fungos citados no tópico anterior.

4 – Não divida seus produtos

Isso mesmo, é unanimidade entre os especialistas, não se deve compartilhar itens de higiene pessoal, isso também inclui qualquer produto que você utiliza nas unhas. Ou seja, nada de compartilhar o seu cortador de unhas, esponjas de banho, serrinhas e palitos.

5 – Luvas são suas aliadas

Se você costume manipular diariamente produtos químicos como tinta, sabão, detergente, solvente. Portanto, já sabe, mesmo aquelas limpezinha básica na casa ou lavada de pratos, é recomendado a utilização de luvas. São cuidados simples, mas eficientes.

6 – Elas não são ferramentas

Às vezes fazemos isso tão frequentemente que nem notamos o quão pode prejudicar as nossas unhas.

Portanto, nada de descascar adesivos e fitas com elas, soltar parafuso, tentar puxar algo pequeno, ao invés disso procure uma ferramenta adequada.

7 – Você não é um roedor

Esse inclusive é um hábito de muitas pessoas, principalmente quando estão passando por um momento de ansiedade ou nervosismo. Bom, como isso é um problema bastante comum, depois escreverei um post de como acabar como esse hábito e parar de roer as unhas.

8 – Esqueça o cigarro

Fumar-deixa-as-unhas-amareladas-150x150 Eu sei que esse é um vício muito difícil de combater, mas, se você fuma e não sabe porque as suas unhas estão ficando amareladas, saiba que é isso é mais uma consequência do cigarro.

9 – Cuidado com os cosméticos / produtos

Algumas pessoas possuem Dermatite de Contato ou Eczema de Contato ao esmalte, e, por mais estranho que seja, os efeitos causados são em grande parte em outros locais, como nos lábios, no rosto, nas orelhas, no queixo e  no pescoço.

Portanto, se você notar alguma relação entre a utilização de algum esmalte ( por exemplo ) e a aparição de manchas e dores em outros locais, é recomendável consultar um(a) dermatologista.

10 – Hidratação

Não são só os cabelos que devemos manter hidratados. Também devemos hidratar as unhas. Isso ocorre de forma normal, como a ingestão recomendada de água diária e uma boa alimentação, porém também existem outras soluções mais específicas, como óleos e cremes criados especialmente para a hidratação.

11 – Use e Abuse da BASE

A maioria das pessoas não sabem o porque de utilizar a base, e outras nem utilizam, passando o esmalte diretamente na unha.

Bom, A BASE é ESSENCIAL para qualquer pessoa que queira manter a saúde das unhas, a função dela é evitar o contato direto com o esmalte, já que este é composto por diversos produtos químicos, que podem causar diversos danos.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA